Hoje vamos aprender o que é o PROCV e como usá-lo em suas planilhas.
O que é PROCV?
É uma função utilizada no Google Sheet e também em outras ferramentas de produtividade que faz a busca de dados em outra tabela, de forma vertical, através de índices e preenche uma célula com o valor correspondente da coluna.
O que é PROCV?
É uma função utilizada no Google Sheet e também em outras ferramentas de produtividade que faz a busca de dados em outra tabela, de forma vertical, através de índices e preenche uma célula com o valor correspondente da coluna.
Para nosso exemplo, temos a tabela VENDEDOR, que contém a matrícula, nome e valor total de vendas realizado.
Nosso objetivo é simplesmente demonstrar uma aplicação prática da função PROCV no qual desejamos trazer os dados dessa tabela para uma célula específica apenas digitando a matricula do vendedor.
Conheça a estrutura da fórmula.
PROCV(chave_de_pesquisa; intervalo; indice; [classificado])
chave_de_pesquisa
O valor a ser pesquisado. Por exemplo, matricula do João da Silva '123456'.
intervalo
O intervalo a ser considerado na pesquisa. A primeira coluna do intervalo é pesquisada em busca da 'chave_de_pesquisa'. Por exemplo, iremos buscar na primeira coluna a matricula '123456'.
índice
O valor da coluna que deve ser retornado na pesquisa. Por exemplo, quando queremos que o valor total de vendas seja retornado, iniciamos a contagem pela coluna da chave de pesquisa, que recebe o índice 1, coluna nome recebe o índice 2 e o valor total de vendas recebe o índice 3. Usaremos o índice 3 para nosso exemplo.
classificado
Indica se a coluna a ser pesquisada (primeira coluna do intervalo especificado) foi classificada, correspondência aproximada ou exata. Digite '0' zero ou falso para uma correspondência exata e 1 'um', verdadeiro ou simplesmente deixe esse parâmetro vazio para uma correspondência aproximada.
Exemplo usando a chave de pesquisa diretamente na fórmula. Sim, é possível fazer dessa maneira também.
=PROCV(123456; A2:C5; 3; FALSO)
No entanto, iremos construir uma fórmula usando a célula como referência. Veja o exemplo abaixo:
Observe que a fórmula abaixo foi escrita na célula B14.
=PROCV(A14;A2:C5;3;Falso)
Cada vez que você digitar a matrícula na célula B14, o valor total de vendas correspondente à tabela acima será exibido na B14.
Iaí, gostou desse conteúdo? Compartilhe com um amigo ou colega.
Quer ver mais algum artigo aqui? Escreve nos comentários.
Comentários